Vpara syllabus 2

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A principal utilidade deste capitulo dar, ao leitor, urna idia do que dever ser este Iivro b. Pode-se perceber Vpara syllabus 2 sua concepco incomum. Encontramo-nos no vestibulo do labirinto. Sim, o Labirinto no Vestibulo apenas, porrn, j nesse tremendo e singular Labirinto.

Treze portas, ainda nao abertas, esto a nossa frente. Escolhemos a mais estreita, a menos importante, a mais raramente aberta de todas O fato de um leitor deliberadamente procurar instruir-se num tratado de lgica a prova de que ele j fez algumas observaces e reflexes, e de que j adquiriu certas concepces, Proponho-rne, de inicio, a convidar o leitor a considerar mais urna vez, talvez de um modo um pouco mais cuidadoso do que ele o fez at aqui, estas ldias Pr-Lgicas, a fim de ver como trn elas suas razes solidamente implantadas, e a fim de, talvez, desenvolv-las um pouco mais e penetrar em sua significaco real, tilo profundamente quanto seja possvel faz-Io nesta etapa da investigaco, Alguns matemticos, importantes pelos xitos que obtiveram em sua ciencia, Vpara syllabus 2 que atentaram de modo particular para a filosofia dessa mesma ciencia, consideram a Matemtica como um ramo da Lgica.

Isto merece bem a atenco porque se poderia sustentar, com muita justica, que a matemtica quase a nica, seno a nica ciencia que nao necessita de auxilio algum de urna ciencia da lgica. Alm do mais, segundo a posico defendida neste tratado, a verdade lgica est baseada numa especie de observaco a.

I de "Minute Logic". Nao apena, este livro nunca chegou a ser completado. Por exemplo. Dedekind e Whitehead. Por estas razes, desejvel, de imediato. Tenho motivos para estar confiante quanto ao fato de que este estudo ser de ajuda para alguns daqueles que nao tm urna inclinaco natural para a matemtica.

Ao mesmo tempo, sou forcado a dizer que a matemtica requer um certo vigor do pensarnento, o poder de concentraco da atenco de forma a manter na mente urna imagem altamente complexa, e mant-la assim o bastante para ser observada; e apesar de um treinamento poder efetuar maravilhas em pouco tempo quanto a aumentar esse vigor, mesmo assim nao se far um pensador vigoroso a partir de urna mente fraca, ou de urna mente que tiver sido profundamente enfraquecida pela preguica mental.

H urna outra ciencia normativa que tem urna conexo vital com a lgica e que, estranhamente, tem sido posta de lado por quase todos os lgicos. Refiro-me tica.

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Nao necessrio ser um pensador profundo a fim de desenvolver as concepces morais mais verdadeiras: mas eu afirmo, e provarei sem contestaco, que a fim de bem raciocinar, a nao ser num modo meramente matemtico, absolutamente necessrio possuir nao apenas virtudes como as da honestidade intelectual, da sinceridade e um real amor pela verdade, mas sim as concepces morais mais altas" Nao vou dizer que o estudo da tica mais diretamente til para a boa moral do que, digamos, a leitura de urna boa poesia til para escrever-se urna boa prosa.

Mas direi que ele permite urna ajuda de' todo indispensvel para a cornpreenso da lgica. Alm do mais, um estudo sutil, do tipo que as pessoas que gostam de lgica nao podem deixar de apreciar.

Chamo-a de Gramtica Especulativa, a partir do ttulo de um trabalho de Duns Scotus que visa ao mesmo objetivo. Principio por tentar tocar a nota dominante do livro com tanta forca e clareza quanto sou capaz de faz-lo, pois esta nao e apenas a nota principal mas sim a chave de toda a lgica.

Tento urna anlise do que aparece no mundo. Aquilo com que estamos lidando nao metafsica: Portante, nao perguntarnos o que realmente existe, apenas o que aparece a cada um de ns em todos os momentos de nossas vidas.

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